Ação de Pulverização contra o mosquito Aedes aegypti.

Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
26/04/2021 às 18h15

Ação de Pulverização contra o mosquito Aedes aegypti

Como parte das ações de combate à dengue, os Agentes de Combate às Endemias de Ibotirama estão utilizando o pulverizador costal motorizado para o controle químico do mosquito Aedes aegypti.

O equipamento é usado no procedimento conhecido popularmente como ‘fumacê’, bloqueando a transmissão quando há notificação de casos de dengue, zika e chikungunya.

De acordo com critérios estabelecidos, mediante análise de amostras e a confirmação de casos pelo Lacen, a Vigilância Epidemiológica (VIEP), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, já coordenou ações de pulverização nos seguintes bairros: Xixá, Morada Real, Ibotiraminha, São Francisco e ruas do Centro.

A prefeitura está fazendo uso de um novo inseticida, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

APOIO DA POPULAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que a aplicação do UBV (fumacê) só é eficaz para eliminação de parte dos mosquitos que estão voando e ressalta a importância das medidas preventivas, por parte da população, como a eliminação dos criadouros que estão dentro das casas, em recipientes que podem acumular água parada, bem como a limpeza de terrenos e outras medidas que são fundamentais para evitar surtos das doenças transmitidas pelo mosquito.