Novembro chegou ao fim, mas o trabalho foi intenso!

02/12/2021 às 11h31

Novembro chegou ao fim, mas o trabalho foi intenso!

As ações do ‘Novembro Azul’ contemplaram usuários das unidades de saúde da sede e da zona rural.

A iniciativa da prefeitura, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, reforçou a atenção à saúde do homem, intensificando o atendimento e sensibilizando o público sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de próstata.

As equipes se mobilizaram e a oferta de alguns serviços específicos foi ampliada. Dessa forma, a população contou com:

✓ Consultas médicas

✓ Ultrassonografia de próstata

✓ Atendimento de enfermagem

✓ Testes de glicemia

✓ Aferição de pressão

✓ Eletrocardiograma

✓ Mutirão de coletas para exames de PSA

✓ Sala de espera

✓ Consulta com urologista.

✓ Auriculoterapia

✓ Ressonância

✓ Tomografia

✓ Sábado Azul do Pedal

✓ Dia D do "Novembro Azul" – ação itinerante.

Os cuidados e o suporte ao público masculino seguem ao longo do ano, conforme rotina de atendimentos.

O exame de PSA, uma das principais solicitações feitas por médicos urologistas e profissionais de saúde, é utilizado para a detecção precoce do câncer de próstata e outras doenças, como a hiperplasia prostática benigna. É importante ressaltar que este exame não substitui o procedimento de toque retal, e sim, o complementa.