1072

Ibotirama

Pular para o conteúdo

PRÊMIO ALIOMAR PEREIRA: LINGUAGENS ARTÍSTICAS E EXPRESSÕES CULTURAIS

Fonte: SECRETARIA DE CULTURA
02/12/2020 às 10h52

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


ALIOMAR PEREIRA

Aliomar Joaquim Pereira, pós-graduado em Psicopedagogia, é natural de Boa Esperança, lugarejo ao pé da serra do Município de Oliveira dos Brejinhos-Ba. Nasceu no dia 12 de Dezembro de 1950, do casal Estevam Joaquim Pereira e Hilda de Oliveira Pereira, ambos já falecidos.

Aos 18 anos foi estudar em Januária, Minas Gerais, onde se confirmou sua facilidade para a arte teatral, indo em 1972 para São Paulo, fez faculdade e adquiriu novos conhecimentos para garantir toda uma experiência para realizar o trabalho teatral que desenvolveu em Ibotirama e cidades circunvizinhas no interior baiano a partir de 1977 até 2011.

Foram mais de 20 grupos sob a direção dele, esses grupos apresentaram 61 peças teatrais. Alomar Pereira transformou a vida de muitos adolescentes de Ibotirama e o teatro foi a ferramenta política, social, cultural e educacional. A casa dele foi palco e espaço para os ensaios viscerais das demandas que juventude apresentava, e ele buscava as respostas nos livros, filmes, jogos teatrais e nas montagens dos espetáculos que traziam temas importantes para fazer a população ibotiramese refletir. Algumas de autoria dos próprios grupos e de grande seriedade: “Alerta Cotidiano”, “Trapos Humanos”, “A Vida é mesmo assim?”, “O tribunal”, “Lições de Cidadania”, “Qualquer semelhança não é mera curiosidade”, “Há mais mistério entre o Céu e a Terra” , “Muro, Muralha”, com o qual participou em 1987 do Festival Independente de Teatro Amador em Marechal Rondon e em Salvador, que lhe valeu 07 troféus, dentre os quais configuram “Melhor Direção” e “Melhor Espetáculo”. Montou também textos dos autores consagrados, a exemplo de “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Netto e “A Bruxinha que era boa”, de Maria Clara Machado; e tem seu nome na Ficha Técnica, na função de Casting-Ibotirama, de “Lamarca, o Filme”, dirigido por Sergio Rezende.

DESENHO: Lamartine Araújo

Edital do Prêmio Aliomar Pereira:

https://drive.google.com/.../1FM6lBiYFHjHTqPQXm2S.../view...

Formulário de Inscrição em Word – Prêmio Aliomar Pereira

https://drive.google.com/.../1efzFwD8X7eqYaa6ZcdP.../view...

Para mais informações sobre a Lei Aldir Blanc, entrem em contato com a Secretaria de Cultura de Ibotirama ou acessem:

http://cadastrosculturais.wixsite.com/labibotirama

PARTICIPEM!

ASSESSORES CULTURAIS DA LEI ALDIR BLANC IBOTIRAMA:

Cléber Eduão e Gilberto Morais

REALIZAÇÃO:

Prefeitura de Ibotirama

Secretaria Municipal de Cultura