RESULTADO DO EDITAL “PRÊMIO REGINALDO PEREIRA: ARTES INTEGRADAS EM REDE 2020”

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
28/05/2020 às 11h47

RESULTADO DO EDITAL

“PRÊMIO REGINALDO PEREIRA: ARTES INTEGRADAS EM REDE 2020”

A Prefeitura Municipal de Ibotirama, através da sua Secretaria de Cultura, sensível ao momento atual de avanço do Covid19 e compreendendo a cultura como importante estimuladora da economia local, de forma estratégica e planejada, lançou o Edital “Prêmio Reginaldo Pereira: Artes Integradas em Rede”, com período de inscrição entre 01 a 15 de maio de 2020. Para essa empreitada, a prefeitura disponibilizou dois consultores culturais para dar assessoria direta e online para todos/as os/as artistas locais e agentes culturais interessados/as. Foram criados mecanismos dinâmicos de mobilização dos grupos e videoaulas para orientar sobre o edital e o preenchimento do formulário de inscrição. A avaliação da equipe de gestão da Secretaria de Cultura do município até o momento é que essa primeira etapa do Edital tem sido bastante satisfatória, com 66 projetos inscritos.

A Equipe de Seleção foi composta por duas pessoas representando o Poder Público, Abgail Montalvão (Secretária de Cultura) e Reginaldo Belo (Professor na Escola de Música) e 03 pessoas representando a Sociedade Civil, Renaildo Pereira (Poeta e Historiador), Jaquelina Melo Araújo Santana (Professora) e Cléber Eduão (Músico, Poeta e Consultor Cultural, Indicado pelo Conselho Municipal de Cultura). Ao final do dia 23/05/2020, conforme regras do Edital, 50 projetos foram Selecionados e 16 ficaram na Suplência. O Prefeito Terence Lessa, em entrevista com Nando Dias (QuarenteNando), de Caetité, devido a grande demanda e a situação atual do campo artístico-cultural, garantiu o apoio a todos os projetos inscritos no edital.

Balanço dos Projetos Inscritos por Modalidade e Área Artística:

a) 44 propostas inscritas na MODALIDADE A – APRESENTAÇÕES, envolvendo as seguintes linguagens artísticas: 24 MÚSICA, 08 LITERATURA, 03 CULTURA POPULAR, 03 TEATRO, 03 DANÇA, 01 CIRCO, 01 ARTES INTEGRADAS.

b) 12 propostas inscritas na MODALIDADE B – OFICINAS, envolvendo as seguintes linguagens artísticas: 05 de ARTESANATO, 01 CULINÁRIA TRADICIONAL, 01 TEATRO, 02 ARTES VISUAIS, 02 ARTES INTEGRADAS.

c) 12 propostas inscritas na MODALIDADE C – LIVRE, envolvendo as seguintes áreas artísticas: 03 CINEMA, 03 MÚSICA, 02 LITERATURA, 01 FOTOGRAFIA, 01 MANIFESTAÇÕES CULTURAIS e 02 TEATRO.

Este Edital também é uma justa homenagem ao saudoso Reginaldo Pereira, exerceu a função de Secretário de Cultura de Ibotirama (2013-2016), arte-educador, poeta, ator, diretor de teatro e produtor cultural. Foi um dos idealizadores do Ponto de Cultura Tarrafa Cultural; produtor do CD “Saudades do Velho Chico” de Marcelo e Gerri; Produtor e Diretor de Elenco do Curta “Carrinho de Pau”, de Son Araújo; Produtor do documentário “Do Buriti à Pintada: Lamarca e Zequinha na Bahia”, de Reizinho; Produtor Executivo do curta “Meu Pé de Manga”, apoiado pelo Calendário das Artes FUNCEB/SECULT; e Produtor Executivo do curta “Grãos de Arroz”, selecionado pelo setorial de Audiovisual/SECULT–BA. Reginaldo Pereira idealizou dezenas de projetos artístico-culturais em Ibotirama e região, dentre eles “Cultura à Topo Vapor”; “Recite e Cante” e “Sertão Dança”. Deixou um exemplo de amor, coragem e compromisso com a cultura.

Essa ação cultural protagonizada pela Prefeitura de Ibotirama esta diretamente relacionada com o conteúdo da Lei Emergencial de Apoio à Cultura, nº. 1075/2020, aprovada recentemente pela Câmara Federal. Ibotirama mais uma vez cumpre um papel importante, ao estimular a construção de políticas públicas culturais no Território Velho Chico e região.

Segue a baixo em anexo, o Link onde você clicando irá encontrar a Lista dos Projetos Selecionados e os que estão na Suplência.